Minha amiga Marie acabou de assistir Ils se marièrent et eurent beaucoup d'enfants (título no Brasil: Viveram Felizes para Sempre), uma comédia dramática dirigida por Yvan Attal, e me sugeriu um post sobre cinema. Ela me enviou esse textinho aqui:
"Filmaço! Tem cenas espetaculares, como o famoso take em que a Gabrielle (Charlotte Gainsbourg) esbarra com Johnny Depp numa loja de discos ao som de 'Creep', porém a que eu achei mais interessante é a cena dos pais do Vincent (Yvan Attal) jantando silenciosamente num restaurante. Destaque para a trilha sonora (The Velvet Underground e várias tracks de Radiohead) e para os créditos finais, fazendo uma menção honrosa aos 3 minutinhos de aparição de Johnny Depp: "Avec la participation exceptionnelle de Johnny Depp".. exceptionnelle! haha
Bom, uma coisa puxa a outra, e nisso lembrei de outros títulos do cinema francês/canadense (enfim, francófonos! =p) vistos por mim recentemente e que valem - muito - a pena:
1) Jules et Jim (Uma Mulher para Dois ou Jules e Jim), de François Truffaut
2) 5x2 (O amor em cinco tempos), de François Ozon
3) Les chansons d'amour (As canções de amor), de Christophe Honoré
4) Dans Paris (Em Paris), também de Honoré
5) Paris, je t'aime (Paris, eu te amo), vários diretores [vá lá que é mais um filme internacional que francês, mas...]
Isso sem citar os óbvios Amelie Poulain, Albergue espanhol, a "trilogia tricolor" de Krzysztof Kieslowski (saúde!) etc. Enfim, são inúmeros, mas se vc ainda não viu um desses 5, vá correndo!"
Obrigada pela contribuição, Amigan!
Filmes franceses eu curto os de Jean Reno e Gerard Depardieu e só :P
ResponderExcluirIsso porque não curto dramas, nem misturados comédia, lógico.. Isto é, só se o drama for muuuito leve.